Secretaria das Licenciaturas

Login Aquila | ISEG | Webmail

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

SecLic Exames

Exames

Exames

P1.

P1. É necessário fazer a inscrição nas provas escritas de época normal e recurso?

Sim. Os alunos têm de se inscrever para as provas escritas das épocas normal e recurso de cada unidade curricular em que se encontrem inscritos no ano lectivo, dentro dos prazos fixados.  prazos  

P2.

P2. Quais os exames em que me devo inscrever?

Devem se inscrever no Portal AQUILA, para as provas escritas das épocas normal e recurso de cada unidade curricular em que se encontrem inscritos no ano lectivo, dentro dos prazos fixados. Apenas efectuam inscrição junto da secretaria das licenciaturas em exames de melhoria de nota, época de dirigentes associativos, época especial e provas escritas extraordinárias.

P3.

P3. Quantos exames de melhoria posso fazer?

Não existe número máximo de exames a fazer por época, mas é apenas permitida uma inscrição para melhoria de classificação por unidade curricular. Esta deve ser feita numa das três épocas de recurso seguintes à época (normal ou de recurso) em que tiver obtido aprovação numa unidade curricular.

P4.

P5.

P5. Quais os prazos para requer melhorias de nota?

Para cada um dos semestres está fixado um prazo para inscrições em melhorias.

P6.

P7.

P7. O que é uma prova escrita extraordinária (PEE)?

Em cada semestre, qualquer aluno não inscrito numa unidade curricular tem acesso à respectiva avaliação de conhecimentos da época de recurso nos seguintes casos:

a.        a unidade curricular não funciona no sistema de semestres consecutivos, mas tem turmas a funcionar nesse semestre;

b.        a unidade curricular é precedente de outra.

Para tal, os alunos devem fazer a respectiva inscrição.
A inscrição acima conta para efeitos do número máximo de inscrições em unidades curriculares, por ano lectivo.

+ Informações

P8.

P8. Sendo finalista, quantos exames posso fazer e quando?

Foi fixada uma época especial de provas escritas para os alunos finalistas, a quem faltem no máximo vinte e quatro ECTS para terminar a licenciatura.

P9.

P9. Quando pode ser feita a inscrição para a época especial de Setembro?

A inscrição tem que ser feita no prazo fixado para o efeito, a mesma pode ser efectuada por correio, presencialmente junto da secretaria ou por email anexando o comprovativo de pagamento de 15€/UC.

P10.

P10. Quem tem acesso à época especial de Setembro?

Têm acesso à época especial os seguintes alunos:

  • Finalistas
    Têm acesso à época especial os alunos a quem faltem, no má­ximo, 24 créditos ECTS para concluir a licenciatura sem atender ao regime de precedências.
  • Dirigentes associativos:
    Têm acesso a um máximo de 8 exames repartido pela Época Especial e pela Época de Dirigentes Associativos, desde que inscritos a essas unidades curriculares no presente ano lectivo .
  • Atletas de alta competição:
    Só têm direito se o exame da unidade curricular que pretendem efectuar coincidiu em época anterior com alguma representação desportiva (terá de ser apresentado comprovativo).
  • Trabalhadores-estudantes:
    Têm acesso a um máximo de 4 exames de época especial. É obrigatória a inscrição como trabalhador-estudante no início do ano lectivo a que se reportam os exames que pretendem realizar nesta época.
  • Militares:
    A cumprir ou tenham cumprido serviço militar obrigatório à menos de 2 anos (máximo de 8 exames).
  • Alunos cuja religião não permita realizar exame em dia santificado.
    Só têm direito se o exame da unidade curricular que pretendem efectuar coincidiu em época anterior com o dia santificado (máximo de 8 exames).
  • Alunos portadores de deficiência física ou sensorial:
    Podem inscrever-se a um máximo de 8 exames por ano.
  • Parturientes:
    Alunas que tenham estado de parto durante o ano lectivo, tem acesso a um máximo de 4 exames, a realizar no ano do parto ou no ano seguinte.

O montante a pagar por exame é de 15 euros.

P11.

P11. Quantos exames podem ser feitos na época de Setembro?

Os alunos finalistas, até quatro exames;
Os dirigentes associativos, até oito exames, este número é dividido pela época de Dirigentes Associativos e esta;
Os trabalhadores estudantes, até quatro exames, desde que estejam inscritos a essas unidades curriculares no ano lectivo; Os atletas de alta competição, até quatro exames, desde que estejam inscritos a essas unidades curriculares no ano lectivo;

P12.

P12. É possível realizar melhorias de nota em época especial?

Não, as melhorias de nota só são possíveis nas épocas de recurso de cada semestre.